A Fermentação






A fermentação é o segredo do pão. O pão levedado foi inventado no Egito, onde, há cerca de 6 000 anos atrás, seria descoberta a fermentação.

O ar contém uma quantidade enorme de microrganismos, nomeadamente esporos de fungos de levedura (Saccharomyces cerevisiae), que encontram nas massas de pão as condições adequadas para se alimentar do amido da farinha. Em consequência da ação desses microrganismos, o amido divide-se em anidrido carbônico (CO2) e álcool. As bolhas do gás carbônico não conseguem escapar através da superfície e fazem inchar (crescer) a massa, tornando-a fofa. Durante a cozedura ácida carbônico e álcool conseguem escapar, mas o seu efeito fica, na porosidade, sabor e aroma do pão.

O primeiro pão fermentado teria sido descoberto por acaso. Se uma massa (sem qualquer fermento adicionado) for deixada ao ar, ela irá levedar. Em função das condições de temperatura e umidade, o tempo necessário para a fermentação natural pode variar de entre 4 a 8 horas, mas a massa acabará por levedar. Se antes de cozer a massa se retirar uma porção da massa levedada, obtêm o fermento para a próxima fornada. A esta forma de fermentação chama-se fermentação natural ou "massa velha".

O pão fermentado com massa velha fica com um sabor e aroma característicos, às vezes com um ligeiro travo ácido ou avinagrado. Em Portugal, ainda se produz muito "pão de massa velha". O "pão alentejano" e muitas "broas minhotas" são exemplos disso. Nas grandes superfícies comerciais e nas casas de produtos naturais/saudáveis, também se encontra pão de "massa velha" ou fermento natural.

No entanto, a industrialização trouxe formas mais rápidas de produzir pão. O fermento de padeiro, que, na grande maioria, é utilizado para a fermentação do nosso pão, é um concentrado de leveduras (Saccharomyces cerevisiae). Como concentrado que é, torna a fermentação mais rápida e mais intensa. No entanto, os mais atentos ao paladar do pão detenham a falta dos sabores e aromas que o fermento de padeiro não consegue "imitar".

Fonte de Consulta: http://pt.wikipedia.org/

Surgimento do pão

























Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.
Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho (chamado bolota, lande ou noz). Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas .


Fonte de Consulta: http://pt.wikipedia.org/

GULA - VIVA A VIDA COM MAIS SABOR!

Conheça nossos produtos e aguce o seu paladar.
                                                                    Croissant Gula
                                                                     Pão de queijo
                    Pães Gula Alimentos
Confira todos os nossos produtos em: http://www.gulaalimentos.com.br/

Folhados especiais


Já experimentou nossos novos sabores de folhado? Não?
Então vá até o mercado, padaria, lancheria ou loja de conveniência mais próxima e prove já.
Confira nossas novas delícias: folhado de frango e requeijão, folhado de strogonoff, folhado de quatro queijos, folhado de presunto e queijo e folhado de carne. Esses lanches são fabricados em um tamanho maior (120g) com preço mais acessível.
Informações para compras: (54) 3281 6363.

Confirmada a data da EXPO Supermercados 2012


Confirmada a data da 12ª EXPO Supermercados, a feira acontece nos dias 18 e 19 de setembro de 2012, no Centro de Eventos IGAÍ, em Passo Fundo – RS.
A feira este ano conta novamente com a participação da Gula Alimentos, que disponibilizará uma padaria, dentro do centro de feiras, onde os proprietários e funcionários de supermercados, mercados, redes e centrais de compras, padarias, confeitarias, armazéns, açougues, mercearias, fruteiras, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, fast-foods, lojas de conveniência entre outros varejistas, poderão sanar suas dúvidas sobre os produtos Gula, além de conhecer todo o mix de produtos congelados, distribuídos pela empresa. E o melhor, saborear as delicias feitas a toda hora na padaria.
Para as pessoas e empresas relacionadas acima, a feira tem entrada franca.

Folhados Gula têm cinco novos sabores

Os folhados Gula são sem dúvida uma delícia, para deixar os clientes com água na boca, a empresa acaba de anunciar que a partir deste mês os clientes poderão contar com cinco novos sabores de folhados.
Novos sabores: folhado de frango e requeijão, folhado de strogonoff, folhado de quatro queijos, folhado de presunto e queijo e folhado de carne. Esses lanches são fabricados em um tamanho maior (120g) e com preço mais acessível.
Informações para compras: (54) 3281 6363.