Podem existir várias causas para o aparecimento do mofo em produtos de panificação. Abaixo algumas dicas para cada evitar a contaminação:
- Em primeiro lugar qualquer contaminação deve ser evitada (prevenção com higienização) antes de tomar medidas para eliminar microorganismos já presentes.
- As boas práticas de fabricação deve ser o seguimento de severas normas de higiene e sanitização.
-Algumas recomendações básicas com o objetivo de reduzir a incidência de ROPE e bolores são:
- Lavagem periódica de paredes, piso, máquinas, tanques e tubulações,
- Instalação de filtros de ar para eliminar partículas de poeira que carregam rompe e bolores,
- Higiene de funcionários,
- Eliminação de microorganismos da atmosfera com utilização de lâmpadas especiais de UV,
- Evitar manter na panificadora pães mofados e outros resíduos,
- Implantar as normas de Boas Práticas de Fabricação no controle do processo (desde a armazenagem de matérias-primas até o produto pronto: pão assado)
- Uma ? Sala Limpa? Poderia ser um exemplo extremo de higiene na padaria.
- Esta "Sala" compreende o espaço entre a saída do forno até o pão ser embalado e, é controlada de modo a estar isolada do resto da padaria; inclusive sob pressão negativa que evita a contaminação com ar externo.
- Como o custo de implantação desta sala não é viável para a realidade das panificadoras brasileiras, os proprietários podem evitar contaminações apenas proporcionando condições desfavoráveis ao crescimento de bolores em seus produtos.
- Estas medidas garantem a qualidade dos produtos disponibilizados a seus clientes e evitam possíveis prejuízos com reclamações ou mesmo devoluções de produtos deteriorados.